Papel da publicidade como ferramenta antirracista é debatido em evento da Varanda Multiagência
A fundadora do projeto Perifa Amazônia, Patrícia Patrocínio, trouxe reflexões sobre identidade, diversidade e transformação social através da comunicação.
Publicidade
"A comunicação é uma frente essencial na luta antirracista, pois permite a construção de novas narrativas culturais e simbólicas, valorizando e informando sobre a importância dessa causa”, destacou a palestrante.
Durante a palestra, foram discutidos temas como racismo simbólico, identidade amazônica e iniciativas transformadoras na publicidade regional, com atividades práticas para reflexão sobre inclusão.
Monique Lasmar, gerente de Comunicação e Marketing da Atem Distribuidora, cliente da Varanda Multiagência, compartilhou sua visão sobre o evento, destacando o impacto transformador das práticas inclusivas na cultura da empresa.
"É um tema de extrema relevância para a Atem e para mim, enquanto profissional de comunicação e marketing. Faço parte do comitê de diversidade da empresa, e foi muito inspirador ver que a palestrante tinha domínio e vivência sobre o tema, não era algo superficial. Isso nos motiva a continuar investindo em campanhas inclusivas e na valorização da diversidade como parte dos valores organizacionais."
Monique também destacou a importância de ações práticas, reforçando o compromisso da empresa com a representatividade. “A diversidade está diretamente ligada ao fortalecimento do ambiente organizacional, algo que temos buscado intensamente. Além disso, ela é essencial para promover um ambiente mais inclusivo e sustentável. Por isso, temos desenvolvido planos de ação com foco nesses temas, priorizando sua aplicação em diferentes iniciativas”.
A palestra reafirmou o papel do Comitê SACI em promover diálogos sobre inclusão e diversidade na comunicação, fortalecendo o compromisso da Varanda Multiagência em construir um mercado publicitário mais representativo e justo.
O SACI promove diálogos construtivos e ações afirmativas que visam sensibilizar sobre questões como raça, gênero, etarismo, regionalidade e inclusão de pessoas com deficiência (PCDs). Segundo Rodrigo Motta, diretor de Publicidade da Varanda, o comitê nasceu do desejo de colaboradores em construir um mercado mais representativo. “O trabalho da publicidade é levar a informação certa no momento certo. Não buscamos apenas o ‘top of mind’, mas o ‘top of heart’”, afirmou.
De acordo com Luan Rangel, Head de Publicidade da Varanda, o racismo estrutural tem reflexos também na comunicação, e ter esse tipo de discussão na Varanda Multiagência é uma oportunidade de fortalecer a mudança deste cenário. “A inclusão e a diversidade não são apenas valores éticos, mas estratégias indispensáveis para que o mercado publicitário alcance uma conexão genuína com um público diverso”, complementou Luan.
Publicidade
COMENTÁRIOS